Por Amor aos Animais

“Os animais são os únicos seres realmente inocentes que são condenados a prisão perpétua, sessões de tortura e a pena de morte” (Anônimo)

21.1.08

CIRURGIA DE ESTERILIZAÇÃO EM CÃES E GATOS

PARA CADA PESSOA QUE NASCE, NASCEM 15 CÃES E 45 GATOS!
…E NÃO HÁ LARES PARA TODOS
.

"A cirurgia de castração previne doenças, evita tumores, garante o bem-estar dos animais, facilita a interação homem-animal e é a única medida eficaz no controle da superpopulação de cães e gatos.

O problema da superpopulação de cães e gatos será resolvido com vontade política de nossos governantes e investimento de verbas públicas para Campanhas de Castração e Campanhas de Educação em Posse Responsável de Animais de Estimação.

Antes de votar, procure saber o que o seu candidato pensa sobre este assunto.

VANTAGENS DA CASTRAÇÃO

O fato de que há uma superpopulação de animais domésticos perambulando pelas ruas é incontestável. Em qualquer lugar que andemos é notória a presença de cães e gatos sem lar.

Em busca de uma saída rápida para evitar danos à saúde pública, as autoridades recorrem a uma solução equivocada: o sacrifício dos animais recolhidos das ruas. Às vezes, estes animais têm saúde plena e são mortos pela falta de consciência por parte do poder público de que existem outros meios - menos sofridos e mais humanos - de prevenção. Essa prática arcaica dos Centros ou Departamentos de Controle de Zoonozes das cidades ignora os dados estatísticos que provam que o extermínio de cães e gatos não resolve o problema da superpopulação e não impede que outros nasçam.

Felinos se reproduzem de 3 em 3 meses, e o caninos de 6 em 6 meses.

Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar cerca de 60.000 filhotes – estimativa que aumenta muito quando se trata de gatos.

Cães e gatos que vivem nas ruas são acometidos por doenças graves e fatais de suas espécies (que seriam evitadas pela vacinação adequada), passam fome e frio, sofrem ou causam atropelamentos e acidentes de carro.

Mesmo os domiciliados. quando saem às ruas para "dar uma voltinha", estão sujeitos aos mesmos perigos. Há doenças de cães e gatos que não são evitadas pelas vacinas e são difíceis e onerosas de cuidar, quando não são fatais.

Portanto, o lugar de cães e gatos não é nas ruas, é dentro de nossas casas:

guardados, amados, cuidados e protegidos dos perigos.

ANTICONCEPCIONAIS NÃO!

Muitos donos dão anticoncepcionais para cadelas e gatas, acreditando ser um método mais barato e menos sofrido.
Mal sabem o perigo que estão trazendo a seu bichinho de estimação.
Anticoncepcionais têm efeitos colaterais muito fortes, e são os principais causadores do aparecimento de tumores e doenças como diabetes e infecção uterina.

A falta de informação e educação em "Posse Responsável" e sobre os benefícios da cirurgia mantém os preconceitos sobre a castração, que é a única solução definitiva para o bem-estar de cães e gatos, machos e fêmeas.

PROCEDIMENTOS E BENEFÍCIOS

FÊMEAS
Retirada dos ovários, tubas uterinas e útero
- evita infecção uterina (piometra - doença que atinge 60% das fêmeas)
- se realizado antes do primeiro cio, diminui em até 95% as chances de tumor de mama
- evita gravidez indesejada, fugas de casa, e outros incomodos com o cio (como a "miação nervosa" das gatas)
- evita o abandono de crias inteiras, quando indesejadas

MACHOS
Retirada dos testículos
- evita brigas por disputa territorial
- evita/diminui demarcação com urina em todos os lugares da casa
- diminui muito o cheiro forte da urina dos gatos
- previne tumores de próstata, e consequentemente hérnias perineais
- evita que eles fujam de casa atrás de fêmeas no cio

AMBOS
- aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de doenças
- evita a "continuidade" de doenças hereditárias (tais como hérnias em geral, luxação de patela, displasia coxo-femoral…)
- cães que saem à rua: por não cruzarem, evita as
chances de adquirir TVT (tumor venéreo transmissível)

Quanto mais precocemente for feita a esterilização, maior a garantia de todos os benefícios elencados no quadro. A cirurgia de castração pode e deve ser feita antes da idade adulta

- antes do amadurecimento dos hormônios sexuais - entre 2 e 5 meses de idade.

Na cirurgia, os animais recebem anestesia geral, portanto não sentem dor.
O pré-operatório exige apenas algumas horas de jejum.

Os cuidados com o pós-operatório são essenciais para o sucesso da cirurgia:

Deve-se dar os medicamentos prescritos pelo veterinário, além de seguir todos os passos indicados por ele.

Os benefícios da castração são muitos, entretanto ela ainda é um tabu na nossa sociedade.

É preciso divulgar tais benefícios amplamente e exigir que os governos o façam e que assumam a responsabilidade sobre o problema da superpopulação de cães e gatos investindo em políticas públicas para contê-la

Veja relação de profissionais que praticam PREÇOS REDUZIDOS PARA CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS em www.gatoverde.com.br

Fonte: Gato Verde - EM DEFESA DOS DIREITOS ANIMAIS

 

criado por andreiadupski    11:55 — Arquivado em: Sem categoria

15 Comentários »

  1. Comentário por Rose — 21.1.08 @ 22:51

    Olá, Andreia!
    Somos uma ONG de Curitiba e trabalhamos em campanhas de esterilização de animais de pessoas de baixa renda que vivem na periferia da cidade. Temos muitas dificuldades, porém, a maior delas é tentar trazer a Prefeitura de Curitiba para trabalhar conosco. Eles acham que a população não quer castrar os seus bichinhos. Que desculpa esfarrapada para a falta de interesse pelo assunto. Mas, nós não desistimos. E a cada mutirão, chegamos em casa mortos de cansados, mas muito felizes porque estamos conscientes de que evitamos que nasçam centenas de ninhadinhas que acabarão sofrendo na mão de algum humano perverso. Temos conseguido mudar muitas cabeças, por aqui, com os nossos mutirões de esterilização. Mas o nosso trabalho ainda vai durar muito tempo.
    Abraço. Rose

  2. Comentário por Andrea — 24.11.09 @ 22:41

    estou com um cadelinha com uma inflamação mamária que parece um pequeno tumor, sabe aonde consigo uma cirurgia gratuita?

  3. Comentário por ELISANDRA PATRICIA PINHEIRO DE CAMPOS — 25.10.10 @ 11:50

    OI!TENHO UMA GATINHA COM 2 MESÊS,E GOSTARIA DE SABER,COM QUAL IDADE ELA JÁ PODE SER CASTRADA E SE VCS SABEM UM LUGAR COM PREÇO BEM BARATO,POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR.

  4. Comentário por Ivaldo Britto — 7.11.10 @ 17:08

    Tenho uma cadela Yorkshire que passou por uma cirurgia de esterilização há 02-03 anos, e agora está apresentando sangramento como se estivesse no cio de novo. O ultrasom revelou que ela ainda tem um resquício ovariano produzindo hormônio .Alguém saberia me dizer se precisarei operar a cachorra de novo. Se não operá–la exixte algum risco para a saúde dela.Pr favor alguém envie uma resposta.

  5. Comentário por Félix Emanuel — 20.12.10 @ 17:34

    É muuito importante a conscientização!!

    Descubri que o meu mecânico cria gatos que aparecem.. Ele vai colocando em um gatil pequeno, não estereliza e eles continuam se reproduzindo.. Não sei como posso ajudar..

    Preciso de ajuda para esterelizar as gatas ao menos..

    Muito Obrigado!!
    PS: Esses gatos estão próximo do metrô vila madalena, zona oeste, SP.

  6. Comentário por paulo afonso nascimento — 19.1.11 @ 14:29

    Boa tarde. Tenho um cachorra chamada Lila. Ela esta com a familia desde filhote e hoje ela esta com um tumor nas tetas. Gostaria de saber se vcs fazem este tipo de cirrurgia. Também não temos condições de pagar muito, mas gostaria se fosse possível pagar um preço acessivel para a cura de nossa cahorra. Obrigado e que Deus abençoe a todos.

  7. Comentário por eliane — 21.1.11 @ 16:54

    quero saber o preço de uma castração de uma gata femia

  8. Comentário por JOY — 5.2.11 @ 12:45

    Olá tudo bem

    Eu sou chinesa , moro na zona norte , Tucuruvi , 2 anos antes , tenho uma gata mas agora tenho 16 gatos e 12 filhotes ( menos 2 meses ) . Presiço sua ajuda …
    Pode me falar , onde eu moro tem hospital animais para fazer cirúrgico esterilizção gratis ?
    Me fala por favor !

    Obrigada para sua ajuda !

    Joy

  9. Comentário por claucia — 9.2.11 @ 9:34

    Tenho uma duvida, meu gato vai vaser dois anos e nao é castrado é um viralatinha todo preto e lindo. eu moro em apartamento e bem alto nao tem perigo de cair e nem de ele fugir já que ele tem medo de gente pois chega alguem deiferente ele se esconde. entao eu pergunto nesse caso é necessario a castracao tenho peninha de castra_lo mas com isso sera perigoso para ele, ele pode ter cancer se nao for castrado ou outras doencas.Desde ja agradeco pela resposta.

  10. Comentário por maria soeli soares — 6.2.12 @ 18:56

    tenho 1 gata siamesa faz uns 15 dias saiu 2 tumores nas maminha dela gostaria de saber se alguem conhece alguma ong/ prefeitura algum veterinario q seja conveniado a prefeitura para fazer um tratamento / cirurgia neste animalzinho de estimação! pois não tenho condiçoes para pagar esse tratamento.grata soeli

  11. Comentário por Divair — 22.8.12 @ 23:55

    Tenho uma pinsher, ela precisa fazer uma cirurgia de hérnia, mas não tenho condições de pagar a cirurgia, quero saber se tem alguma ong que faz esta cirurgia a baixo custo em curitiba. Fico agradecida.

  12. Comentário por eliane — 8.10.12 @ 20:39

    eu gostaria de saber aonde eu consigo uma cirurgia no meu cachorro pinthi [2]pois saiu um tumor do lado do ânus dele levei ele num veterinário dai ele disse que tem que fazer uma cirurgia que fica no valor de 620;00 mais eu nao tenho condições de pagar .por favor me ajude.moro em pinhais pr

  13. Comentário por raline santana — 10.4.13 @ 18:39

    me ajude minha gata esta com ernia e precisa operar mas nao tenho condiçoes me ajude pelo amor de deus obrigado

  14. Comentário por rosemeri — 7.6.13 @ 12:25

    Oi, tenho uma cachorra pinther e precisa de uma cirurgia na pata da frente pois quebrou, me cobraram 1200 reais, e para minha infelicidade não tenho como pagar, por favor sera que alguem pode me ajudar?

  15. Comentário por marlei de oliveira lima — 12.1.14 @ 18:42

    boa tarde tenho uma gatinha que esta gravida e um cachorro pegou ela e acho que os gatinhos estão morto a barriga dela ta muito mas não tenho condições de pagar uma cirurgia me pediram muito caro por favor me preciso que me ajudem

Deixe um comentário


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://poramoraosanimais.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.