Por Amor aos Animais

"Os animais são os únicos seres realmente inocentes que são condenados a prisão perpétua, sessões de tortura e a pena de morte" (Anônimo)

15.2.08

O que é Coalho?

Coalho é uma enzima que serve para coagular o leite para fazer queijo. O coalho é retirado do quarto estômago dos mamíferos ruminantes (bezerro, carneiro, e cabrito) e também do estômago de porco. A enzima retirada do estômago dos mamíferos chama-se renina e do estômago do porco, pepsina.

Há três origens possíveis desse coalho:

a) Animal: o mais tradicional e que vegetarianos devem manter fora de sua dieta - a enzima quimosina é retirada do estômago de bezerros recém nascidos. Infelizmente, essa prática está atrelada à indústria da Vitela, carne das mais combatidas não só entre os vegetarianos mas também pela comunidade ambientalista em geral. Bovinos adultos ou porcos também podem ser utilizados no processo. Muitas empresas utilizam (informações confirmadas via SAC): Teixeira, Tirolez, Crioulo, Vigor, Latco/Crioulo e Keijobon*. A Polenghi, como trabalha com matéria prima de outras fábricas para os queijos fundidos, não garante a origem em todos os produtos, mas em alguns (listados abaixo) não se usa coalho ou o coalho é genético. Muitas marcas que trabalham com exportação utilizam esse tipo pois existe um padrão internacional que somente queijos ditos finos com ingredientes "naturais" - mesmo esse lotado de crueldade - poderiam atingir.

b) Genético/Microbiano: adequado para a dieta vegetariana, pesquisas de manipulação genética introduziram o DNA para produção de quimosina em alguns microorganismos (Kluyveromyces lactis, Aspergillus niger var awamori e uma variante da bactéria Escherichia coli). Há também outras substâncias coagulantes, diferentes da quimosina, obtidas do fungo Mucor miehei e da bactéria Bacillus subtilis ou Bacillus prodigiosum. Até existem pesquisas no Brasil indicando que esse é o tipo de coalho mais utilizado por seu fácil controle laboratorial (mas não o único) mas, até o momento, somente consegui confirmar as seguintes marcas:
Yema* (queijos parmesão e provolone, mesmo dessas marcas, não são adequados para vegetarianos pois levam como coadjuvantes a pepsina bovina e a lipase de carneiro; todos os demais podem ser consumidos). Polenghi, em 27/01/2006 e em 23/07/06 confirmou em atendimento via SAC* que os seguintes queijos ou não levam coalho ou utilizam o de origem microbiana: Reino, Frescatino, Camembert, Brie, Cream Chesse, Allouete (todos), Gorgonzola (Skandia, Campo Limpo, Polenghi Selection ou Crem A'zur). Os queijos produzidos pela Batávia (Batavo), assim como Blakis (exceto o Minas Frescal)* também utilizam coagulante de origem microbiana.

c) Vegetal: raro em processos industriais tem origem em plantas como as folhas de figo, o melão, alguns tipos de semente e até mesmo limão, entre outras. A única marca que conheço é o importado Português Queijo da Serra da Estrela (queijo de leite de ovelha, coalhado pela flor da Cinara cardunculus L., conhecida como cardo)

Muitos vegetarianos evitam qualquer queijo feito a partir da coalhada de origem animal. Os queijos vegetarianos mais facilmente encontrados são produzidos utilizando a coalhada produzida pela fermentação do fungo Mucor miehei.

Os veganos que não consomem produtos lácteos, não comem qualquer tipo de queijo real, porém, os substituem por queijos à base de alguns vegetais (geralmente da soja – o Tofu).

Fonte: roctaviani.multiply.com


criado por andreiadupski    8:04 — Filed under: Sem categoria

15 Comments »

  1. Comment by maria do carmo vilela pomella — 13.6.10 @ 23:41

    Obrigada pelas informações. Somos vegetarianos aqui em casa e evitamos consumir qualquer produto que implique na morte de algum animal. Por isto é importante para nós sabermos quais os queijos que usam coalhos de outras fontes que não as visceras dos nossos amigos. Cordialmente Maria do Carmo-MG
  2. Comment by Silvia — 23.8.10 @ 17:40

    Gostaria de saber mais marcas de queijo que se utilizam de coalho vegetal ou microbiotico, pois não utilizamos nada de animal.Obrigado
  3. Comment by Carioca VEG — 22.11.10 @ 1:54

    Pessoal, não adianta querer saber qual o queijo que não agride ou leva a morte dos animais. TODOS os queijos são de industrias paralelas a morte dos animais, sendo 70% da produçao de carne bovina proveniente de femeas prenhas que fornecem o leitinho e o queijo de cada dia. Se querem a melhor opção de queijo eu vos indico o queijo vegetal a base de soja!!! Este sim não agride nossos animais, toda e qualquer outra forma que não usa materia prima vegetal agride os animais.
  4. Comment by deb — 21.1.11 @ 8:08

    Há outro tipo de produção de coalho: através da fementação do leite.
  5. Comment by Leonisia — 20.1.12 @ 7:04

    Gostaria de saber como coalhar através da fermentação do leite e se isto é válido.... Obrigada
  6. Comment by Luiz — 16.6.12 @ 12:25

    Existe um material na internet que fala sobre o leite em si, e que ele é um alimento para as celulas cancerigenas, principalmente a do cancer de mama. quero dar um conselho aos meus amigos vegetarianos deixem os animais em paz,deixem o leite deles para os seus filhotes.Seremos mais felizes e teremos menos doenças. que DEUS abençoe a todos.
  7. Comment by Luli — 10.7.12 @ 9:59

    Concordo com o comentário do Luiz
  8. Comment by Franco — 12.7.12 @ 10:23

    Concordo com o Carioca Veg, e com Luiz, porem o que deve ser combatido e o explorar sofrido dos animais, acredito que o unico caminho para libertar estes animais e garantir seu sustento e permitir que estes fornecam o leite, quantidade minima, e ovos, nao os de granja, que sao campos de concentracao de tortura, cujos donos transformam todos os piores nazistas em santos perto desta exploracao. Na minha filosofia Vegana, que esta entrando em sua quarta decada, o animal tambem e capaz de gerar seu sustento e se inserir na sociedade economica humana, sem se caracterizar escravidao do mesmo, devemos combater a ganancia e o mau trato e incentivar o bom tratador, que utiliza o coalho vegetal, que cria os animais soltos e que jamais os enviara para abate. O boicote generalizado infelizmente e utopico, contudo e melhor atitude do que aceitar este mundo de crueldade e conformismo.
  9. Comment by jacy — 19.9.12 @ 19:31

    esse queijo feito dos animais ... é uma crueldade por que os seres humanos são muitos crueis!!
  10. Comment by Elza Machado — 12.10.12 @ 10:36

    Quero fazer queijo em casa, onde posso encontrar coalho sem ser animal para comprar.. Grata
  11. Comment by João — 14.12.12 @ 15:27

    Olá. Eu uso sumo de limão, cloreto de mágnesio ( 1 colher de chá para 1 lt de leite ), " Nigari " 0.90 € / 100 gr. Tambem existe aqui em Pt coalho de origem vegetal. O queijo da " Serra da estrela " usa o cardo.
  12. Comment by Anelise — 16.7.13 @ 11:13

    Já fizemos tofu em casa, e o material utilizado para fermentação foi o sal amargo, conhecido como desintoxicante.
  13. Comment by Jeovah Love Bacon — 10.11.13 @ 17:19

    Quanta hipocrisia vegana...
  14. Comment by conceição — 7.4.14 @ 19:16

    oi Jõao!! quanto de limão e de cloreto de mágnesio para fazer o coalho.
  15. Comment by eliane alves — 18.5.14 @ 2:54

    vi no post,que se pode utilizar 8 colheres de azeite branco para coalhar.

Leave a comment


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://poramoraosanimais.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.