25.2.08
Uma pergunta muito freqüente: e as plantas?
“E as plantas?” é uma das perguntas mais freqüentes que se fazem a um vegano. Na verdade, não conheço nenhum vegano que não a tenha ouvido pelo menos uma única vez e a maioria de nós já ouviu esta pergunta várias vezes.
É evidente que quem costuma fazer esta pergunta sabe muito bem que existe uma diferença entre, digamos, uma galinha e um pé de alface. Ou seja, se no próximo jantar você cortar um pé de alface na frente dos seus convidados, eles reagirão de um modo totalmente diferente se você, ao invés disso, fatiar uma galinha viva na frente deles. Se, ao caminhar em seu jardim, eu pisar de propósito em uma flor, você terá toda razão em se zangar comigo, mas se eu chutar o seu cachorro de propósito, você ficará zangado comigo de uma maneira bem diferente. Ninguém considera estas duas ações equivalentes. Sabemos muito bem que existe uma grande diferença entre uma planta e um cachorro, o que faz com que chutar este último seja moralmente muito mais repreensível do que pisar em uma flor.
A diferença entre um animal e uma planta diz respeito à senciência. Ou seja, os animais não humanos, ou pelo menos aqueles que exploramos rotineiramente, sem dúvida são conscientes de sua percepção sensorial. Criaturas sencientes possuem mentes, logo têm preferências, desejos ou vontades. Isso não significa que as mentes dos animais não humanos sejam parecidas com as nossas. Por exemplo, a mente dos humanos, que fazem uso da linguagem simbólica para interagir com o seu mundo, pode ser bem diferente da mente dos morcegos, que se valem da ecolocalização para interagir com o seu mundo. É difícil saber com precisão. Mas também é irrelevante, pois tanto os humanos quanto os morcegos são sencientes. Ambos são criaturas que possuem interesses, no sentido em que ambos têm preferências, desejos ou vontades. Um humano e um morcego podem pensar de um modo diferente sobre esses interesses, mas não pode haver a menor dúvida de que ambos possuem interesses, inclusive o interesse de evitar a dor e o sofrimento e o interesse de permanecerem vivos.
Já as plantas são qualitativamente diferentes dos humanos e dos outros animais sencientes. Sem dúvida as plantas são seres vivos, mas não são sencientes, pois não possuem interesses. Uma planta não pode ter desejos, vontades ou preferências porque ela não possui uma mente para que possa se ocupar com estas atividades cognitivas. Quando dizemos que uma planta “precisa” ou “necessita” de um pouco de água, não estamos nos referindo ao seu status mental do mesmo modo que não estamos nos referindo à mente de um carro quando dizemos que o seu motor “precisa” ou “necessita” de um pouco de óleo. Trocar o óleo do meu carro pode ser do meu interesse, mas nunca do interesse do carro, pois este não tem interesses.
Uma planta pode reagir à luz do sol e a outros estímulos, mas isso não significa que ela seja senciente. Se eu descarregar uma corrente elétrica em um fio amarrado a um sino, o sino tocará. Mas isso não significa que o sino seja senciente. As plantas não possuem sistemas nervosos, receptores de benzodiazepina ou quaisquer características que estejam relacionadas à senciência. E tudo isso faz sentido do ponto de vista científico. Por que elas teriam a necessidade evolucionária de desenvolver a senciência se elas não podem fazer nada para reagir a um ato danoso? Se você atear fogo a uma planta, ela não poderá sair correndo, ela permanecerá no mesmo lugar até queimar. Agora se você atear fogo a um cachorro, ele reagirá exatamente da mesma forma como você reagiria: ele urrará de dor e tentará se livrar das chamas. A senciência é uma característica que evoluiu em algumas criaturas para que elas pudessem ser capazes de sobreviver ao fugir de um estímulo nocivo. A senciência não teria nenhuma serventia para uma planta, pois elas não podem “fugir”.
Não estou querendo dizer com isso que não existe nenhuma obrigação moral de nossa parte referente às plantas, mas sim que não temos nenhuma obrigação moral para com as plantas. Ou seja, podemos ter a obrigação moral de não cortar uma árvore, mas esta é uma obrigação que não temos para com a árvore. Uma árvore não é o tipo de entidade com a qual nós podemos ter obrigações morais. Podemos ter obrigações morais para com todas as criaturas sencientes que vivem em uma árvore ou dependem dela para a sua sobrevivência. Podemos ter obrigações morais para com os outros seres humanos e para com os outros animais não humanos que habitam o planeta no que se refere à não destruição de árvores a torto e a direito.
Mas não podemos ter nenhuma obrigação moral para com uma árvore, pois só podemos ter obrigações morais para com criaturas sencientes e uma árvore não é nem senciente nem possui interesses, pois ela não tem preferências, vontades nem desejos. Uma árvore não é o tipo de entidade que se preocupa com o que fazemos com ela. Uma árvore é um “objeto”. Já o esquilo e os pássaros que vivem nela sem dúvida têm o interesse de que nós não a derrubemos, mas a árvore não. Pode ser moralmente repreensível derrubar uma árvore por capricho, mas este tipo de ação é qualitativamente diferente do ato de atirar em um cervo.
Quando se fala em “direitos” para as árvores, como querem alguns, procura-se igualar as árvores aos animais não humanos e este tipo de comparação só pode se dar em detrimento destes últimos. De fato, é comum ouvir ambientalistas falar sobre a nossa responsabilidade na preservação de nossos recursos naturais, considerando inclusive os animais não humanos como um “recurso” a ser preservado. E isso é um grande problema para aqueles como nós que não consideram os animais não humanos como “recursos” destinados ao nosso uso. Árvores e outras plantas são recursos que podemos utilizar. Temos a obrigação de usar estes recursos com sabedoria, mas esta é uma obrigação que nós temos apenas para com as outras pessoas, sejam elas humanas ou não humanas.
Para finalizar, existe uma variação da pergunta sobre as plantas: “e os insetos, eles são sencientes?” Até onde eu posso saber, ninguém ainda sabe com certeza. Mas certamente eu concedo aos insetos o benefício da dúvida. Eu não mato insetos em minha casa e procuro sempre evitar pisar em um deles quando caminho. No caso dos insetos, pode ser difícil traçar o limite, mas isso não significa que este limite não possa ser traçado com precisão na maioria dos casos. Matamos e comemos pelo menos dez bilhões de animais terrestres todos os anos apenas nos Estados Unidos. Esta cifra não inclui todos os animais marinhos que matamos e comemos. Talvez possa haver alguma dúvida se animais como mariscos ou mexilhões sejam mesmo sencientes, mas sem dúvida todas as vacas, porcos, galinhas, perus, peixes, etc. são sencientes. Os animais não humanos dos quais tiramos o leite e os ovos sem dúvida são sencientes.
O fato de não sabermos ao certo se os insetos são sencientes não significa que devemos ter qualquer dúvida sobre o fato de que todos estes outros animais não humanos são sencientes, pois estamos absolutamente certos quanto a isso. E, ao dizer que o fato de que não estamos certos se os insetos são sencientes nos impede de avaliar a moralidade de se comer carne ou de usar produtos oriundos de animais não-humanos que sabemos sem sombra de dúvida serem sencientes ou de avaliar a moralidade de trazer estes animais não humanos à existência com o objetivo de usá-los como nossos “recursos” evidentemente é um absurdo.
Gary L. Francione
© 2006 Gary L. Francione
Texto do Blog de Gary L. Francione
Tradução: Cláudio Godoy
fonte: www.guiavegano.com.br

andreiadupski
12:59 — Arquivado em: 

Discordo do Francione. Qual o medidor que ele usou para dizer que árvores não têm senciência?
Ele tenta comparar o sist. nervoso dos animais com os das árvores e isso não me parece correto. O fato de uma árvore não poder se movimentar do jeito que conhecemos prova a sua falta de vontade? Discordo. Quando as queimamos, muitas vezes ela sente, não como nós, mas sente. Há diversos experimentos sobre isso.
Há plantas que rejeitam outras, por exemplo, ao plantarmos um funcho. Todas que puderem se afastam dela, inclinando-se. Há árvores que ao sentir que serão atacadas por predadores soltam cheiros e secreções para atrair os predadores dos predadores. Há diversos exemplos mostrando a capacidade das árvores de se adapatarem à seca, excesso de água, fogo etc. Por quê? Por que elas têm vontade de viver. Vão dizer que é instinto, como dizem que os animais não-humanos tb possuem. Será?
Mais um especismo de nossa parte, atribuir vontades só a essa ração mesquinha e destruidora, a humana.
Paulo Bastos
Comentário por Paulo Bastos — 25.2.08 @ 21:55
Prezado Paulo,
Seguem algumas observações sobre o seu comentário.
As plantas não possuem sistemas nervosos, receptores de benzodiazepina ou quaisquer caracterÃsticas que estejam relacionadas à senciência.
Para que um organismo seja capaz de ter sensações e vontade de fazer alguma coisa ele deve ter no mÃnimo um sistema nervoso central. Quanto a estes experimentos, nunca ouvi falar sobre eles e agradeceria desde já se você me enviasse alguns links.
Quanto à s reações de algumas plantas a alguns estÃmulos, elas não passam de meros reflexos, que nada têm a ver com a presença de consciência, do mesmo modo que os anticorpos de uma pessoa com vida vegetativa reagem com a presença de algum corpo estranho em seu organismo e a sua pupila se contrai se for submetida à luz intensa. Mas em um certo sentido, você não deixa de ter razão, pois estes organismos “desejam” sobreviver para gerar o maior número de descendentes. Os que não forem capazes de se adaptar ao ambiente em que vivem e gerar descendentes simplesmente deixarão de existir. O que não significa que este processo é consciente. Aliás, nosso próprio corpo desempenha funções vitais que não são controladas pela nossa consciência, como a digestão e a circulação. Imagine como nossas vidas seriam complicadas se o contrário fosse verdadeiro!
Comentário por Cláudio Godoy — 5.3.08 @ 20:53
“Vão dizer que é instinto, como dizem que os animais não-humanos tb possuem. Será?”
Não confundir reflexo com instinto, que é uma reação inata de um indivÃduo senciente a um estÃmulo ou a uma determinada situação.
Por fim, do mesmo modo que o racismo e o machismo, o especismo nada mais é do que a discriminação baseada em caracterÃsticas biológicas irrelevantes com o objetivo de se defender privilégios inaceitáveis. Só que para que um indivÃduo seja titular de direitos básicos, ele deve ser necessariamente senciente. Se algumas espécies de organismos não são sencientes, seus membros não serão titulares de direitos básicos devido à ausência de um critério relevante, e não pelo fato de pertencerem a espécies diferentes.
Atenciosamente,
Cláudio
Comentário por Cláudio Godoy — 5.3.08 @ 20:55
Olá olha eu de novo… rsrsrs… Agora sim pude tirar minha dúvida e a de muitos que me perguntam coisas do tipo… Voce não como carne mais come plantas… Agora sim poderei responder a esta pergunta…
Comentário por onatah — 19.3.08 @ 15:52